sexta-feira, 19 de junho de 2009

A influência dos estados emocionais no comportamento.

Inicialmente, vamos definir sentimento, emoção e humor. Sentimento indica uma vasta gama de sensações. Emoção é um sentimento intenso dirigido a alguém ou a alguma coisa. O humor é uma sensação mais difusa e sem objeto específico.
Qualquer trabalho exige esforço emocional; espera-se determinados comportamentos e atitudes (cortesia, sorriso, tom de voz, etc) que podem não estar em sintonia com o estado emocional do indivíduo. Emoções sentidas são as que o indivíduo percebe como verdadeiras; emoções demonstradas são as que a organização exige.
As emoções “básicas” ou universais podem ser classificadas em um ‘continuum’: felicidade, surpresa, medo, tristeza, raiva e desgosto. As pessoas podem manifestar emoções com maior ou menor intensidade; isto depende tanto da personalidade quanto das exigências da situação. Isto também se aplica à freqüência e duração das manifestações emocionais.
A expressão das emoções é limitada por fatores culturais e organizacionais. Determinados sinais podem ser considerados “proibidos” ou “obrigatórios” em determinados contextos. A atitude corporal e a forma de falar ou movimentar-se são sinais que podem indicar estados emocionais reprimidos.
A Inteligência Emocional se refere a uma série de habilidades em perceber, compreender e lidar com emoções. O importante para o administrador é compreender a influência dos estados emocionais sobre os processos de tomada de decisões, motivação, liderança e gerenciamento de conflitos interpessoais.

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